Brasil pretende dobrar vazão de gás da formação do pré-sal

Brasil pretende dobrar vazão de gás da formação do pré-sal

Publicado em

A rota 4 ligaria o sul da Bacia de Santos a Praia Grande (SP), enquanto o quinto e sexto gasodutos ligariam os ativos da Bacia de Campos ao Porto ...


Novas rotas para entregar o gás natural produzido no pré-sal podem demandar US $ 2 bilhões em investimentos, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O estudo do duto teria a capacidade de transportar entre 10 MMcmd e 15 MMcmd, mais do que dobrando o volume da infraestrutura existente.

Atualmente, apenas dois grandes dutos conectam o pré-sal à costa brasileira: a Rota 1 e a Rota 2, com capacidade entre 10 MMcmd e 16 MMcmd, respectivamente. A primeira liga os campos de Lula e Sapinhoá ao gasoduto entre o campo de Mexilhão e a Unidade de Processamento de Gás de Caraguatatuba (SP), enquanto a segunda liga a região de Santos ao Terminal de Tratamento de Gás Cabiúnas, em Macaé (RJ), segundo a EPE.

Além disso, está sendo finalizada a Rota 3, que entregará 18 MMcmd do cluster da Bacia de Santos ao Comperj, em Itaboraí (RJ). O trecho ultra-rasa do gasoduto está sendo instalado pela McDermott, contratada pela Petrobras.

A rota 4 ligaria o sul da Bacia de Santos a Praia Grande (SP), enquanto o quinto e sexto gasodutos ligariam os ativos da Bacia de Campos ao Porto do Açu (RJ) e Porto Central (ES), respectivamente.

Na terça-feira, 21 de maio de 2019, a diretora de Gás Natural da MME, Symone Araújo, lembrou durante apresentação na CWC World Gas Series no Rio de Janeiro que o pré-sal é responsável por 51% do gás produzido e esse volume adicional precisa ser feito viável.

O diretor acrescentou que o regime de áreas de abastecimento permanente promovido pela ANP proporciona um cenário de continuidade ao desenvolvimento dos campos, garantindo maior dinâmica ao setor.

FONTE O Petróleo - por Yuri Andersom

Santos Cidade 26/06/2019 às 09h56 Brasil

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!