CULTURA EM SANTOS


Centro de Cultura Patrícia Galvão
, na Av. Pinheiro Machado, 48- Vila Mathias
O Centro de Cultura Patrícia Galvão reúne diversos setores como o Teatro Municipal "Brás Cubas", Teatro de Arena "Rosinha Mastrangelo", Galeria de Arte "Patrícia Galvão", Galeria de Arte "Brás Cubas", MISS- Museu da Imagem e do Som de Santos e a Hemeroteca "Roldão Mendes Rosa". Abriga também a sede da Secretaria Municipal de Cultura de Santos.

Teatro Municipal Brás Cubas- Centro de Cultura Patrícia Galvão- Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias- tel 3226-8000. Um dos maiores teatros do Brasil, com 544 lugares. É um dos principais pontos da programação cultural da Cidade. A casa recebe grandes espetáculos nacionais e internacionais.


Teatro de Arena Rosinha Mastrangelo- Centro de Cultura Patrícia Galvão- Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias- tel 3226-8000. Com arquibancadas projetadas para 250 lugares, tornou- se um espaço a mais para apresentações de espetáculos e manifestações culturais.


MISS - Museu da Imagem e do Som de Santos- Centro de Cultura Patrícia Galvão- Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Possui acervo de equipamentos e material para pesquisas relacionadas a rádio, cinema, teatro e música. Em sua sala de projeções acontecem sessões de filmes aos sábados e domingos. Conta ainda com uma Audioteca, com 5mil discos, que podem ser gravados em fitas K-7, trazidos pelo público e com grande número de fitas de vídeo que podem ser alugadas.

Galerias - As duas galerias do Centro de Cultura funcionam no 2º e 3º piso do Teatro Municipal Brás Cubas. Apresentam mostras individuais e coletivas de artistas nacionais e da região.

Hemeroteca "Roldão Mendes Rosa"- Centro de Cultura Patrícia Galvão- Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Oferece imenso material para consulta e pesquisa como jornais, revistas, diários oficiais do Município, Estado e União. Seu acervo é composto por mais de 5 mil temas diferentes, todos catalogados para facilitar o acesso aos usuários. Podem ser tiradas cópias no local, já que os documentos não podem ser retirados. O horário de funcionamento é das 8 às 19 horas, de segunda a sexta- feira; sábado, das 8 às 14 e domingo, das 14 às 18 horas.

Biblioteca Municipal "Alberto Sousa"- Rua Amador Bueno, 22, Centro- tel- 3219-6019. Acervo de 30 mil publicações catalogadas. Pesquisa em geral, empréstimos, literatura adulta e infanto- juvenil. Aberta de segunda a sexta, das 8 às 19h; sábado, 9 às 15h. Entrada franca.


Biblioteca de Artes "Cândido Portinari"- Rua Amador Bueno, 22, Centro- tel- 3219- 6019. Anexa à Biblioteca Municipal Alberto Sousa possui mais de 5 mil títulos tombados, entre livros de cinema, música, fotografia, pintura, teatro e dança; 2.298 slides com obras de grandes pintores; acervo de 2.240 peças de teatro e 147 discos. Pesquisa sobre artes em geral e empréstimo de textos de teatro.


Biblioteca Municipal "Hilda Augusto de Souza" - (instalada no Núcleo de Saúde- NIS- Rua Gonçalves Dias, 8, tel 3233- 6031). Acervo de 1.000 volumes. Literatura para empréstimo, pesquisa em geral, livros didáticos, revistas em geral e jornais diários para consulta. Entrada franca.


Biblioteca da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos- Praça José Bonifácio, 59, 1º andar, Centro- tel 3210- 5033. Conveniada com a Prefeitura Municipal de Santos desde junho de 1992. Acervo de 40 mil volumes. Livros raros e jornais antigos para pesquisa, obras didáticas, literatura em geral, revistas e jornais diários.


Biblioteca Municipal "Mário Faria" - Posto 6 de Salvamento, praia da Aparecida, em frente à Rua Alexandre Martins, tel 231- 8713. Inaugurada em 31/01/93, seu atendimento é totalmente informatizado, possuindo um acervo de aproximadamente 6.000 livros, entre literatura de diversos autores e livros de pesquisa em todas as áreas, sendo boa parte circulante. A biblioteca promove mensalmente o projeto "Autor e sua Obra", onde autores falam de seus livros. Visa incentivar e divulgar os escritores e a produção literária da Região. Aberta de segunda a sexta- feira, das 9 às 20 horas; sábado e domingo, das 9 às 15 horas.

Biblioteca Municipal "Dr. Silvério Fontes" (instalada na Policlínica Jardim Rádio Clube, na Av. Hugo Maia, s/nº, tel 3230- 1034. Acervo de 6.000 volumes. Literatura para empréstimo, livros didáticos, mapas, revistas e jornais diários para consulta, pesquisa em geral, gibis (às terças- feiras).

Gibiteca Municipal "Marcel Rodrigues Paes" - Posto 5 de Salvamento, praia do Boqueirão, em frente à Av. Cons. Nébias, tel 3288- 1300. Possui um acervo de 7.000 gibis. Conta com exemplares do Globo Juvenil e Tico- Tico das décadas de 30, 40 e 50, além de reproduções originais de fanzines famosos, como Balão e Lodo, coleções do Batmam , Super- Homem, Capitão Marvel e outros. Possui também exemplares de livros de RPG (jogos interativos). Aberta de terça a sábado, das 9 às 20 horas, e Domingo das 9 às 15 horas. Entrada franca.


Biblioteca Volante. Ônibus adaptado que oferece várias publicações entre livros e jornais. No momento está atendendo os projetos da Secult.



©1999 - 2006 - Todos os direitos reservados.
Santos Cidade® - Toda Informação - Desenvolvimento de sites.